Post: Conforto para os idosos

Categorias

produtos para idosos

Nossos pais cuidaram muito bem de nós, quando não podíamos tomar conta de nós mesmos, então por que não pensar em fazer o melhor para cuidar deles durante a terceira idade?

Momento em que eles acabam ficando bastante dependentes da ajuda de outras pessoas, algo que pode gerar sentimentos ruins pela falta de autonomia ou impaciência com o cansaço frequente e todas as dificuldades que eles enfrentam em realizar tarefas que, antes, pareciam bastante simples.

Chega um momento em nossas vidas que, ao nos depararmos com os nossos pais já envelhecidos, percebemos como o tempo passou rápido.

Por mais que eles tentem parecer fortes diante de toda a família, não querendo dar trabalho e continuar vivendo suas vidas de maneira autônoma e independente, na grande parte das vezes, eles precisam, sim, da ajuda de seus familiares.

O problema maior é que essa ajuda pode ser considerada, muitas vezes, até mesmo humilhante para quem a necessita. E é fácil de compreender esse tipo de sentimento, não é verdade?

Imagine você, sentindo-se como uma criança, com medo de escorregar no banheiro? Perder a estabilidade de sua caminhada, a força de suas pernas? Ou a firmeza dos seus braços?

Pode parecer um ato de carinho dar banho, levar um senhor ou uma senhora ao banheiro, mas temos que colocar em nossa cabeça que, para eles – aliás, para qualquer pessoa – esse tipo de situação pode ser um tanto humilhante.

Afinal, diferente do que muitos dizem por aí, eles não voltam a ser crianças! São apenas adultos que não estão mais em sua total potencialidade física, então, eles realmente podem se sentir um pouco envergonhados em ter que tomar banho ou fazer necessidades físicas com a ajuda de uma outra pessoa, enquanto crianças não possuem esse problema.

 

O que posso fazer para ajudar meus pais sem tirar a sua autonomia?

 

Claro que cada caso é um caso, mas muitas vezes, quando nossos pais envelhecem o principal problema para eles são coisas que, hoje, consideramos as mais simples de se fazer, tanto que nem pensamos sobre elas antes de executá-las, vejamos por exemplo:

  • Tomar um banho em segurança,
  • Usar o vaso sanitário,
  • Ou mesmo levantar de sua cama, de uma cadeira, sem precisar chamar algum parente para realizar essa simples tarefa junto com ele.

 

Por mais que eles saibam que cuidar deles é, para nós, uma demonstração de carinho e, de certa forma, de devolver a eles tudo que fizeram pela gente, na prática, passar por uma situação como essas não é nada agradável.

 

Nem para o senhor ou a senhora que está precisando de cuidados, nem para os filhos, sobrinhos ou netos que precisam cuidar.

 

Na realidade, essa responsabilidade é bastante grande e não é nada fácil assumi-la sem se adequar devidamente a esta situação. E quando falamos sobre isso, estamos falando sobre acessibilidade domiciliar.

 

Para promover acessibilidade domiciliar quando seus pais envelhecem você não apenas precisa preparar um quarto específico para que ele possa se movimentar com segurança.

 

Para resgatar, mais uma vez, a qualidade de vida de senhores e senhoras que estejam atravessando essa fase de vida, o melhor é preparar a sua casa, para que ele não precise sair do convívio com a família e nem se sentir isolado das pessoas por conta de suas limitações físicas.

 

Neste caso, nós podemos recomendar alguns equipamentos que podem ajudar a fazer com que seus pais se sintam independentes em sua própria casa e possam:

 

  • Locomover-se à vontade entre um cômodo e outro;
  • Sentirem-se seguros ao tomar banho ou ao usar o vaso sanitário.

 

Coisas simples que podem ser bastante perigosas em sua situação atual, com o risco de um tropeço ou escorregão.

 

Um desses equipamentos é o assento sanitário elevado. Ele faz com que o idoso ou a idosa não precise se abaixar tanto o seu corpo para conseguir se sentar, encurtando a distância entre o corpo e o vaso. Mesma coisa para a hora de levantar.

Dessa forma, ir ao banheiro fica mais fácil e nossos pais não precisam da ajuda de um cuidador para fazer as suas necessidades:

  • Melhorando bastante a sua autoestima e a sua sensação de autonomia, de se sentir capaz.

Outra dica que podemos dar sobre acessibilidade domiciliar, são as almofadas terapêuticas para cóccix

Elas deixam os idosos e idosas muito mais confortáveis, já que, nesses casos, a maioria deles passam a maior parte do tempo sentados.

 

E veja quem nem são produtos muito caros, que custam uma fortuna. São equipamentos simples, com valor razoável, mas que podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida de nossos pais!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Notícias Relacionadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.