Os três tipos de Apneia do Sono

  •  A apneia obstrutiva é o tipo mais comum de distúrbio respiratório do sono e leva à interrupção na entrada de ar para os pulmões devido a uma obstrução na via aérea superior, ou seja, na garganta. ¹
  •  A via aérea superior pode ficar obstruída por vários motivos; ²
  •  Relaxamento muscular durante o sono, levando ao fechamento da garganta;
  •  Depósito de gordura nos tecidos adjacentes;
  •  Alterações estruturais ou transitórias no nariz, garganta ou mandíbula;

1- Benjafield et al. Estimation of the global prevalence and burden of obstructive sleep apnoea: a literature-based analysis. Lancet Resp Med. 2019; 7: 687-98.
2- Dempsey J e cols. Pathophysiology of Sleep Apnea. Physiol Rev. 2010; 90: 47-112.

A Apneia Central do Sono (ACS) é um tipo menos comum de apneia do sono em comparação com a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Ela ocorre devido a uma falha na comunicação entre o cérebro e o corpo durante o sono, resultando em interrupções no fluxo de ar. Aqui estão algumas das causas e características da ACS:

Causas da Apneia Central do Sono:

  • Insuficiência cardíaca: A ACS pode ocorrer como resultado de insuficiência cardíaca, quando o coração não é capaz de bombear sangue de forma eficaz.
  • Doença e lesão cerebral: Lesões no cérebro, como acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais, infecções virais no cérebro e doenças respiratórias crônicas, podem afetar a capacidade do cérebro de controlar a respiração.

Características da ACS:

  • Ausência de esforço respiratório: Na ACS, o paciente para de fazer esforço para respirar, o que leva à interrupção do fluxo de ar, mesmo quando a via respiratória está aberta.
  • Ausência de ronco: Pessoas com ACS geralmente não apresentam ronco, o que pode tornar o distúrbio menos perceptível.

É importante ressaltar que a ACS pode passar despercebida, pois os sintomas podem ser menos evidentes do que na Apneia Obstrutiva do Sono. Portanto, se alguém suspeitar de ACS devido a sonolência diurna excessiva ou outros sintomas, é fundamental procurar um médico especializado em sono para avaliação e diagnóstico adequados.

As referências citadas também são valiosas para aprofundar o entendimento sobre a Apneia do Sono e suas implicações. É sempre aconselhável buscar orientação médica para o diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono.

A Apneia Mista do Sono é um tipo de apneia do sono caracterizada por uma sequência de eventos que começa como uma apneia central e termina como uma apneia obstrutiva. Isso significa que no início do evento, não há esforço respiratório, mas depois ocorre uma obstrução no fluxo de ar.

Essa combinação de apneias centrais e obstrutivas pode tornar o diagnóstico e o tratamento desafiadores, uma vez que envolve diferentes mecanismos de interrupção da respiração durante o sono.

É fundamental que pessoas que suspeitam da presença desse distúrbio ou que apresentam sintomas como sonolência diurna excessiva, ronco alto e interrupções frequentes na respiração durante o sono busquem avaliação médica. Um médico especializado em sono pode conduzir testes diagnósticos, como a polissonografia, para identificar a natureza da apneia do sono e determinar o tratamento adequado.

As descobertas médicas e a pesquisa contínua nessa área contribuem para a compreensão e o tratamento aprimorado de distúrbios do sono, incluindo a Apneia Mista do Sono